segunda-feira, 4 de junho de 2012

A APOSTASIA ACONTECE EM NOSSOS DIAS


“… Se o que estou dizendo não for verdade, eu rasgo a minha bíblia e sirvo ao diabo...”

Que declaração forte não? Pois já ouvi um líder dizer esta afirmativa, e não apenas dizer, mas escrever em detrimento de defesa de um pecado que estava cometendo.

I TIMÓTEO 4:1-2 1  Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

A apostasia é um mal deste século, Paulo em sua carta a Timóteo adverte que “nos últimos dias...” tais coisas aconteceriam.

O escritor de Hebreus diz: "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5  E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério."  (Hebreus 6 : 4-6)

Como pode alguém que não só conheceu a Cristo, mas foi cheio do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus, virtudes dos séculos futuro, vir a se desviar e apostatar da sua fé? Parece uma loucura isso acontecer, mas acontece. Isso é apostatar de sua fé, como o caso do líder que citei no começo. O escritor de Hebreus diz que é impossível esta pessoa voltar a se arrepender*. A questão aqui não é o pecado em si, pois para “pecado” existe perdão e Cristo já morreu por todos os nossos pecados. Mas este “arrepender-se” fala de uma troca consciente e deliberada de alguém que troca o Reino de Deus pelo império das trevas.

Muitas pessoas confundem Hebreus 6, pensam que este texto fala de um crente, que cai em pecado, se desvia dos caminhos do Senhor. Mas o texto é muito mais profundo, pois “arrepender-se” neste caso é derivada da palavra Metanoia (do grego antigo μετανοεν, translit. metanoein: μετά, metá, 'além', 'depois'; νος, nous, 'pensamento', 'intelecto'), no seu sentido original, significa mudar o próprio pensamento, mudar de ideia. A ideia que o texto quer dar aqui é de alguém que experimentou todas aquelas coisas, e deliberadamente troca tudo isso, rasga sua bíblia e passa a servir o diabo.

O líder que citei, não rasgou a bíblia, nem tão pouco foi servir o diabo, mas o fato de fazer uma declaração desta já é muito perigoso, é um passo para “apostasia”, além do que as consequências no mundo espiritual são muito sérias. Nossas palavras podem servir de benção ou maldição.

A apostasia é muito perigosa, ela é muito sutil, o pecado começa a cegar as pessoas e elas passam amar mais as trevas do que a luz (João 3:19) depois de terem amado e andado na luz.  Por isso não devemos brincar com o pecado, ele nos cega e nos escraviza e por fim, nos leva até a apostatar da fé, negar Cristo e desejar viver sem o Senhor, sem sua interferência e atuação. Tudo isso ocorre porque o Espírito Santo de Deus se retira da pessoa que indiscriminadamente começa a pecar, brincar com o nome do Senhor e perde o temor.

Posso dizer que este é o principal objetivo de nosso inimigo, não apenas escravizar no pecado, mas fazer de pecadores, apóstatas de sua fé em Cristo. Infelizmente isso tem sido mais comum do que se imagina ou se divulga. Por isso cuidado com suas “ardis ciladas” e mais do que isso, para não estar vivendo em um “ambiente” de apostasia dentro da igreja, pessoas que estão ali, mas na verdade servem ao diabo e não ao Senhor. Busque sempre de Deus o discernimento do Senhor, e não se deixe levar por “ventos de doutrinas” contrárias a Palavra de Deus, conte sempre com o Espírito Santo, que fala à Sua Igreja, alertando e conduzindo Seu rebanho, para não entrar no engano.

Deus te abençoe, e te livre do engano.

Pr. Eduardo Bergsten


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opinião sobre esta postagem, ela é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...