terça-feira, 14 de junho de 2016

+ COMUNHÃO - EVENTOS = INTIMIDADE COM DEUS



Como pastor de crianças, confesso que estamos vivendo um tempo muito delicado em nossas igrejas no que diz respeito ao trabalho com crianças, por isso chamo atenção de todos os envolvidos com crianças, além de pastores em modo geral para juntos refletirmos sobre o que é de fato essencial para nossas crianças.

Nunca se viu “tantos ministérios” para se trabalhar com crianças como estamos vendo em nossos dias. Como líder do Ministério Pastores da Alegria, posso até, com esta postagem, estar dando um tiro no próprio pé, mas não vou me omitir de trazer para discussão um assunto tão relevante para nossos dias.

Quem trabalha com crianças sabe que elas são “a menina dos olhos de Deus”, ou seja, existe uma atenção toda especial em alcança-las. O próprio Jesus advertiu os discípulos para não impedirem as crianças de chegarem a Ele “...Mas Jesus lhes ordenou: Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas...” (Mateus 19:14). E assim como Jesus as ama e quer que elas andem com ele, nosso inimigo também tem total atenção em atraí-las, pois desta forma uma geração que não ame nem sirva a Jesus estaria no seu controle.

Mas o que realmente significa “Deixar vir a mim as crianças...?”

Jesus estava falando aqui com toda a certeza, inclusive e sobre tudo, que crianças devam ter acesso a Ele e a tudo que Ele pode dar e fazer por uma pessoa. Jesus quer que as crianças o conheça e tenham intimidade com Ele. Jesus queria as crianças perto dele, em contato com ele, em intimidade com ele em uma relação sadia como a de “pai e filhos”. Os nossos filhos se tornam aquilo que nós formamos neles, e Jesus queria formar uma geração obediente ao Pai.
      
Agora minha dúvida é: Será que os eventos que estamos promovendo estão conduzindo às crianças a uma intimidade com Jesus, ou um tempo divertido de entretenimento?

Não quero com isso dizer que crianças não necessitem brincar nem menosprezando o ensino através do lúdico. Mas trazer uma consciência de que, se nossos eventos não proporcionarem intimidade com Jesus às crianças, precisamos revê-los urgentemente, pois mostrar Jesus e faze-las caminhar com Ele deve ser nosso principal esforço, foco e motivo em trabalhar com elas. Se não levarmos nossas crianças a amarem o Senhor, andar com Ele em intimidade, podemos estar correndo o grande risco do "engano" e apesar de tantos esforços no trabalho com elas, nossas crianças se tornam "vulneráveis" a caminhar longe de uma vida comprometida com o Senhor. Já pensou? Seu ministério passar a contribuir para uma criança se manter longe da intimidade com o Senhor? Misericórdia!
         
Em vários convites que recebemos para ministrar com os palhaços Pastoreco e Pastolete, as pessoas alegam que estão nos convidando pois gostariam de promover um tempo divertido e animado para as crianças de sua igreja. Parece até óbvio que um casal de palhaços, vá levar “alegria e diversão” onde passa, mas esta não é, com certeza, nossa motivação para pregar às crianças. Nós trabalhamos para haver um quebrantamento no meio das crianças, sem apelos emocionais, queremos ver crianças confessando Jesus como Salvador de suas vidas e Senhor, como aquele que irá “governar” todos seus passos a partir daquele encontro. Trabalhamos para ver crianças em intimidade com o Senhor, amando e adorando como Verdadeiros Adoradores!
         
Muitos “Tios e Tias”, Palhaços, Cantores e Cantoras, muitos Ministério Infantis, estão trabalhando neste grande exército onde o lema é: “Pregar a Palavra de Deus aos pequeninos” Glória a Deus! 

Mas, será que de fato isso está acontecendo? Será que as crianças para qual “nos apresentamos” já não conhecem aquela "Palavra de Deus"?  Será que é disso que as crianças necessitam? Será que nosso sustento ministerial não é em muitos casos nossa maior motivação? Será que não queremos apenas ver as crianças cantando "nossas musiquinhas"?

Eu confesso que ficaria muito feliz se não recebesse mais convite das igrejas pois o “nível espiritual” das crianças pedissem mais de Deus e menos de entretenimento, que a música que saísse dos lábios delas fosse em adoração um: “eu te amo Pai” ao invés de um “Poróró”. Estamos “brincando” com nossas crianças e esquecemos que o Pai as leva a sério. Estamos entretendo nossas crianças e esquecendo que nas escolas, nas ruas, no dia a dia o nosso inimigo está esperando para “traga-las” oferecendo a elas um banquete de lixo, e ao menos que a comida que estejamos dando a elas seja de fato forte e poderosa, nossas crianças em pouco tempo estarão comendo nas mãos do inimigo.
    
Menos congressos, menos eventos, menos “recursos audiovisuais”, menos historinhas e blá-blá-blá e  mais oração e jejum, mais crianças verdadeiras adoradoras, menos entretenimento, mas intimidade, menos “ministérios”, mais pessoas que se importam de verdade com estas crianças, de tal forma que gastem suas vidas para conduzi-las ao Pai, empreendam todos seus esforços para promover mais intimidade com Cristo, onde uma vida de santidade não é uma utopia ou um objetivo distante, mas uma prática e realidade a ser vivida.

Tias, tios, líderes e todos que trabalham com o “ministério infantil” que você seja um instrumento de Deus para promover mais intimidade e comunhão de Deus na vida das crianças, que você seja um instrumento “consagrado” para abrir os caminhos e não impedir que crianças conheçam de fato Jesus, não conhecerem de "ouvir falar" mas de andarem com Ele. Que seu coração seja de um verdadeiro pastor de crianças, que conhece as necessidades espirituais dos pequeninos e vai alimenta-las, formando a geração mais santa, mais intima, mais poderosa no uso da Palavra que já se viu e ouviu, que vai preparar os Profetas da Última geração, a geração que vai entrar na “Terra Prometida” na Jerusalém de Deus.

"Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos. Proclamarão o glorioso esplendor da tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes." (Salmos 145:4,5 )


Pr. Eduardo Bergsten 


Um comentário:

  1. Paz! Achei perfeito,tbm penso desta forma. Hoje em dia estamos atraindo as crianças da forma errada. Estamos firmando-os na areia e não na rocha! Muito bom! Gloria a Deus pir sua vida

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião sobre esta postagem, ela é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...