terça-feira, 26 de junho de 2012

PASTOREIO DE CRIANÇAS: EDIFICANDO CORAÇÕES


          Tratamos na última postagem sobre a visão geral do pastoreio de crianças na ótica da família. Os pais são os responsáveis por este papel e quando se omitem de suas responsabilidades, os filhos receberão instruções e formação que muitas vezes podem ser contra a Palavra de Deus. Desta forma uma das primeiras tarefas, enquanto pai-pastor são a formação e edificação do coração dos filhos segundo a palavra de Deus.

             Vejamos o que a bíblia fala sobre isso:

          "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida."  (Provérbios 4 : 23)
       
       As crianças estão em formação de caráter e os pais são os “guardiões” dos corações dos filhos. Eles ainda não têm maturidade para discernir o que contamina ou o que edifica seu coração, por isso estão abertos a tudo que lhes são transmitidos e passam a “guardar” em seus corações toda espécie de ensinamento, bons ou maus.

      “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:22)
        
          O texto acima, nos revela um coração que foi formado segundo princípios não bíblicos, o comportamento desta pessoa é reprovável, um mau caráter que recebeu desde sua infância, informações contrárias a Palavra de Deus. Combater só os comportamentos neste caso não vai adiantar, uma vez que a atitude do coração está errada, com informações e verdades que são contrárias a Palavra de Deus. Neste caso, é preciso ir a fundo ao coração e trocar os valores recebidos por novos valores.

        Uma criança começa a receber estas informações desde muito pequena, foi por isso que Deus orientou o povo de Israel que deveria tomar muita atenção a este assunto e agir na formação das bases do coração da criança.

        “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”  (Deuteronômio 6. 4-7)

        Deus deseja que nossos filhos tenham um coração que O ame de intensamente, de toda alma e todo entendimento, por isso precisam ser, exaustivamente, ensinados desde a hora que acordam até a hora que vão dormir. Um dos grandes objetivos do pastoreio de crianças é fazer com que os filhos pensem biblicamente sobre as questões que os envolvem dia a dia, na escola, na rua, com primos, amigos e dentro de casa. Os princípios bíblicos têm que estar inculcados nos filhos de forma que ele os use como padrão para tomadas de decisões, mesmo que muito pequenas, mas que são grandes relativas ao seu contexto com, por exemplo, mentir ou não mentir, pegar ou não uma coisa que não é sua, responder a uma autoridade ou se manter submisso. Estas pequenas, porém grandes questões, uma vez tratadas e ensinadas a Luz da Palavra de Deus formará a criança e lhe dará condições para viver um padrão honesto, ético e que a todo tempo adora a Deus.

        Me pego imaginando várias vezes como foi à educação e pastoreio de Samuel, enquanto ainda estava sob a guarda de sua mãe Ana (1Samuel).  Os valores, princípios e amor ao Senhor foram de tal forma que o menino se manteve íntegro e fiel mesmo sendo submetido a conviver com a família e filhos do Sacerdote Eli, que profanavam e pecavam enquanto Samuel se conservou irrepreensível. O que procedeu do coração de Samuel foram os valores ensinados por sua mãe e estes valores foram decisivos na formação de seu caráter e nas suas escolhas, chamando a atenção de Deus e sendo escolhido desde muito pequeno para ser um profeta de Deus.

        Nossos filhos precisam ser preparados de tal forma que em contato com o mundo, não se corrompam, não se misturem com o mundo. Isso só será possível se você pai, entender e assumir sua missão de pastorear o coração dos seus filhos, ensinando os valores bíblicos a eles, dando condições para que quando sozinhos possam seguir o que tem nos seus corações, o temor pelo Senhor.

        Como fazer isso? Fazendo é a única resposta. Na bíblia você encontra a forma e a conduta certa para todas as coisas. Por exemplo, em Romanos 12 9-21 encontramos a seguinte passagem:

 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

        Quantas lições podem-se tirar deste texto? Ele está repleto de ensino prático, ético e acima de tudo, bíblico, para seu filho. Um texto como este tem que ser ensinado para criança no seu dia a dia, aos poucos ele incorpora estas verdades embasadas na Palavra de Deus, isso é simplesmente tremendo e maravilhoso.

        Você aproveita o dia a dia da criança, as situações que ela está vivenciando e aplica a Palavra de Deus.

        Quando perceber que seu filho está fingindo gostar de alguém você diz:  Filho, você precisa amar e não fingir que ama, a bíblia diz em Romanos 12 que...” O amor seja não fingido...”  Isto é o que Deus e o papai ou a mamãe espera que você faça, desta forma você vai se tornar uma criança boa, que ama o Senhor e mostra isso com suas atitudes para com o coleguinha.
        E assim sucessivamente, você vê comportamento, detecta a atitude errado do coração, corrige e ensina o que é esperado daquela criança como um comportamento aprovado. Faz isso sempre que a criança tiver a mesma atitude, até ela inculcar esta verdade e praticá-la naturalmente, absorvendo não só o comportamento correto, como o coração produzindo este comportamento, embasado na Palavra de Deus.
         Assim como este texto de Romanos, a bíblia está repleta de princípios que devem ser ensinados aos filhos. O Livro de provérbios contem inúmeras recomendações e princípios para a vida. Talvez você nunca tivesse olhado a Palavra de Deus com este olhar, ou com este objetivo, de inculcá-la no coração dos seus filhos, mas foi justamente isso que Deus desejou quando deu a orientação de Deuteronômio 6 ao povo de Israel. Quando tratamos do assunto “edificando corações” estamos dizendo que sua responsabilidade é transmitir estes ensinos aos filhos.
        Tenha sempre em mente que os comportamentos refletem o coração, o foco não deve ser o comportamento e sim, encontrar a atitude errada do coração, aplicar a correção para que haja mudança no comportamento.
        Se um filho está brigando com o outro, agredindo-o com palavras o comportamento visto serão os gritos e ofensas. Muitas vezes nós estancamos estes comportamentos com um tradicional “Parem com isso...” isso apenas freia o comportamento, mas não atinge o coração. Um pai que só quer  “criar”o filho, contenta-se quando os filhos param a briga, mas um pai-pastor, sabe que aqueles gritos e ofensas são provenientes de um coração que precisa ser ensinado, corrigido e aperfeiçoado para não repetir mais este comportamento. Neste momento, o pai-pastor segue o princípio do ensinamento bíblico de Efésios 4:29 ensinando o filho que da sua boca não pode sair nenhuma “palavra feia” e sim palavras que falem bem do seu próximo. Este princípio embasa um comportamento correto, mas ainda não se chegou ao coração da criança. Rapidamente o pai-pastor detecta que a briga foi porque um pegou o brinquedo do outro, revelando egoísmo, não considerando nem se importando com o outro, etc... Então o pai-pastor neste momento aplica os princípios bíblicos sobre amor, sobre repartir, sobre conviver em paz, encontrados na Bíblia.
        Não é fácil, nem simples praticar estas coisas, mas quem disse que preparar filhos para o Senhor seria fácil? Se estas verdades estiverem incorporadas nos pais, se tornarão muito mais fáceis, por outro lado, se os pais também estiverem aprendendo estas verdades, eles prontamente podem aplicar e ensina-las aos seus filhos.
        Uma grande confusão que percebo é que muitos pais acreditam que seus filhos só precisam “aceitar Jesus” e todo o resto se resolverá. Talvez isto tenha acontecido com ele, uma transformação aconteceu em seu coração, mas com a criança é diferente, é preciso ensiná-la e pastorear, conduzir o seu coração para terem atitudes condizentes com a Palavra de Deus. Por isso que digo e repito, que a tarefa de pastorear o coração dos filhos cabe aos pais e não a mais ninguém, pois somente os pais terão condições de conhecer o coração dos filhos, baseados nos comportamentos apresentados e trabalharem na atitude do coração.
        Nas próximas postagens, vamos tratar de outros assuntos referentes ao pastoreio de crianças, mas gostaria de indicar-lhe dois livros. O primeiro é Caminhos da Adoração que tem o propósito de orientar os pais a conduzirem seus filhos a terem uma caminhada de adoração e vida cristã,  agradando ao Senhor, você pode adquirir este livro pelo site: www.eduardo.bergsten.com.br e o segundo é Pastoreando o Coração da Criança de Tedd Tripp – Editora Fiel que você pode encontrar nas livrarias evangélicas de todo o pais.
Que o Senhor continue abençoando você e sua família e te capacitar para pastorear o coração dos seus filhos.
Pr. Eduardo Bergsten – http://dudabergsten.blogspot.com.br

4 comentários:

  1. Pastor Eduardo, que maravilha esse blog! Amei muito. Passarei sempre aqui. Um abraço em Edna. Paz. Isa

    ResponderExcluir
  2. Saudades Isa! Obrigado pelo carinho e pela visita ao meu blog. Espero contribuir um pouco na educação de filhos para o Senhor. Que o Senhor te abençoe grandemente. Edna também manda abraços. Paz!

    ResponderExcluir
  3. Pastor a Paz do Senhor, não o conheço pessoalmente, mas achei seu trabalho inovador e preciso. Sou pedagoga e atuo na igreja como professora infantil da EBD, teremos uma festividade e gostaria de saber se o sr. aceito convite para pregar? Meu e-mail é cris.kity@yahoo.com.br Moramos em uma comunidade carente e gostaria muito de orientar os pais cristão ou não a como ensinar o verdadeiro caminho a seus filho. Que Deus continue lhe abençoando. Paz.

    ResponderExcluir
  4. Paz! Seu blog é muito edificante fazia tempo que não vinha aqui.
    Que Deus continue lhe abençoando!!!
    http://gospelcards.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opinião sobre esta postagem, ela é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...